CCT 2016: reajuste é de 10,97% para trabalhadores de BH

Trabalhadores do segmento de Asseio e Conservação de Belo Horizonte e de parte do interior de Minas Gerais tiveram reajuste de 10,97% a partir de 1º de janeiro de 2016, além de outros benefícios. As negociações coletivas foram concluídas no dia 30 de dezembro de 2015, após várias reuniões das Comissões de Negociação Coletiva e AGEs.

 

De acordo com o presidente do Seac-MG, Renato Fortuna Campos, a expectativa era fechar a CCT um mês antes da data-base, como vem acontecendo há quatro anos. “Isso não foi possível em função do péssimo desempenho da economia em 2015, com retração do PIB, em um cenário que não favorece em nada as negociações coletivas. Apesar disso, conseguimos fechar antes da data-base, recompondo a perda salarial da categoria”, explicou.

 

O Seac-MG já fechou as CCTs com  dois dos principais sindicatos representativos da categoria profissional na Região Metropolitana de Belo Horizonte e interior: o Sindicato dos Trabalhadores (Sindeac-BH) e a Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Minas Gerais (Fethemg). As CCTs serão enviadas para homologação pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

Ao avaliar o reajuste salarial e os outros benefícios econômicos, o presidente do Seac-MG destacou que se trata de um índice compensatório, ficando abaixo do reajuste do salário mínimo (11,6%) e do INPC entre janeiro e dezembro de 2015. Também foram definidos reajustes de 10% no Programa de Assistência Familiar (PAF) e 5% no Programa de Qualificação Profissional e Marketing (PQM), além de 9% no ticket alimentação.

 

O Seac-MG continua com o processo de negociação coletiva com os outros sindicatos representativos dos trabalhadores em Minas Gerais. “A partir de agora, acredito que as negociações serão agilizadas, porque as CCTs do Sindeac e Fethemg são base para os outros instrumentos normativos”, destacou Renato Fortuna.

 

Atualmente, o Seac-MG fecha CCT com 70 sindicatos, envolvendo 30 categorias diferenciadas. Por meio do Departamento de Campanhas Salariais, o Sindicato mantém empresários informados quanto ao andamento das negociações, divulgando as atas das reuniões da Comissão de Negociação e das AGEs em tempo real. As CCT são disponibilizadas no site www.seacmg.com.br. Os empresários também podem consultá-las diretamente no site do MTE, utilizando os números de registro, que serão divulgados assim que as CCTs forem homologadas.

 

 Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Visit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Linkedin