SEAC-MG inicia negociações coletivas 2014

Na próxima terça-feira, dia 21 de maio, o Seac-MG promove a primeira reunião de negociação coletiva 2014, mantendo o compromisso de fechar as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) antes da data-base da categoria, fixada em janeiro. Segundo o presidente do Seac-MG, Renato Fortuna Campos, os detalhes do encontro com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores (Sindeac-BH), Paulo Roberto da Silva, foram acertados na reunião do Conselho de Administração,  realizada nessa terça-feira, dia 14 de maio, no Restaurante do Senac, em Belo Horizonte.

Os conselheiros também definiram o cronograma de reuniões das comissões de negociação coletiva. Em maio e junho de 2013, será apenas um encontro mensal. Nos meses de julho e agosto, as reuniões serão quinzenais. A partir de setembro deste ano, as comissões de negociação coletiva terão encontros semanais. “O objetivo é firmar as CCTs 2014 no mês de novembro, dois meses antes da data base, aprimorando o processo, de forma democrática e benéfica, para trabalhadores e empresários”, destacou Renato Fortuna Campos.

Há quatro anos, o Seac-MG, o Sindeac-BH, a Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais (Fethemg) e o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana da RMBH (Sind-Asseio), principais sindicatos representativos da categoria no Estado, celebram as CCTs antes da data-base. Os instrumentos normativos 2013 foram firmados no dia 21 de novembro de 2012, com 40 dias de antecedência.  

Para aperfeiçoar esse processo, o Seac-MG implantou o Departamento de Campanhas Salariais, iniciativa pioneira no segmento. Uma das funções é enviar as atas das AGEs e reuniões em tempo real, dando mais celeridade e transparência às negociações. Anualmente, o Seac-MG celebra 63 CCTs, representando quatro mil empresas no Estado, que geram cerca de 180 mil empregos diretos.

Visit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On Linkedin